PROJETO:ESQUEMA CORPORAL
Escola:E.M.Prefeito Furtunato Figueira
Grupo: Isabel,Vera,Denize e Andréia
Projeto:Esquema Corporal
Área: Natureza e Sociedade
Faixa etária: 5 anos
Duração: 4 semanas
Justificativa:
As crianças nesta faixa etária possuem muita curiosidade em relação ao seu próprio corpo,em conhecer suas partes e funções,mas ainda não conseguem estabelecer relações entre hábitos de higiene e uma vida saudável,por meio de uma boa alimentação e exercícios físicos,por isso esse projeto visa trabalhar os hábitos de higiene,reconhecer e identificar as partes e funções do corpo humano,visando também o uso dos recursos tecnológicos que facilita o conhecimento e desenvolve no aluno o raciocínio e a criatividade.
Objetivos Gerais:
Desenvolver as diferentes funções do corpo humano,estimulando através de músicas,gestos,a atenção,a percepção,a linguagem oral e escrita,exercícios físicos,alimentação saudável e a criatividade.
Objetivos Específicos:
- Conhecimento do seu corpo como todo, em partes e também suas funções;
-Identificar os cuidados com o corpo;
-Desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
-Desenvolver o raciocínio e a criatividade;
-Memorizar através do lúdico.
Conteúdo:
- Conhecer o próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas,motoras e perceptivas;
-Hábitos de higiene;
-Vida saudável: alimentação e exercícios físicos;
-Brincadeiras com o corpo;
-Contorno do corpo com papel pardo;
-Quebra-cabeça do corpo;
-Poesia e textos;
-Linguagem oral e escrita: nomear as partes do corpo e seus orgãos;
-Músicas;
-Data show; vídeo, power point.
Desenvolvimento:
Fazer um levantamento do conhecimento do que as crianças possuem a respeito do corpo humano;
Rodas de conversa sobre as partes do corpo e suas funções,hábitos de higiene,cuidados com o corpo,alimentação e exercícios fisícos.
Fazer lista com as partes do corpo e seus orgãos.
Leituras de textos e poesias,músicas sobre as partes do corpo ,fazer contorno do corpo de uma criança com papel pardo,também quebra-cabeça do corpo para identificação de suas partes.Fazer uso do Data show para apresentação de power point,para mostrar o corpo e suas partes,poesia e também video com a música da boneca de lata.
Orientações didáticas:
Selecionar livros didáticos par a leitura e atividades.
Criar situações reais e cotidianas para a aprendizagem dos nomes das partes do corpo.
Utilização dos recursos tecnológicos para apresentação de vídeo e power point para dar início ao projeto.
Recursos:
Materiais: livros didáticos,folha de sulfite, caderno,lápis,borracha,papel pardo e recursos audiovisuais.
Humanos:Professores, alunose coordenação.
Avaliação:
A avaliação vai ser feita por observação contínua durante o desenvolvimento do trabalho,verificando o interesse,a criatividade e a participação em todas as atividades desenvolvidas no projeto.Fazer um paralelo a respeito do que as crianças já sabiam e o que aprenderam ao final do projeto.
Produto Final: Iremos fazer um mural com fotos das atividades realizadas.
Bibliografia: livros didáticos:Dia-a- Dia do Professor,livros do Baú e de estórias,também o uso da tecnologia para pesquisas no You Tube e no google.
Grupo: Isabel,Vera,Denize e Andréia
Projeto:Esquema Corporal
Área: Natureza e Sociedade
Faixa etária: 5 anos
Duração: 4 semanas
Justificativa:
As crianças nesta faixa etária possuem muita curiosidade em relação ao seu próprio corpo,em conhecer suas partes e funções,mas ainda não conseguem estabelecer relações entre hábitos de higiene e uma vida saudável,por meio de uma boa alimentação e exercícios físicos,por isso esse projeto visa trabalhar os hábitos de higiene,reconhecer e identificar as partes e funções do corpo humano,visando também o uso dos recursos tecnológicos que facilita o conhecimento e desenvolve no aluno o raciocínio e a criatividade.
Objetivos Gerais:
Desenvolver as diferentes funções do corpo humano,estimulando através de músicas,gestos,a atenção,a percepção,a linguagem oral e escrita,exercícios físicos,alimentação saudável e a criatividade.
Objetivos Específicos:
- Conhecimento do seu corpo como todo, em partes e também suas funções;
-Identificar os cuidados com o corpo;
-Desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
-Desenvolver o raciocínio e a criatividade;
-Memorizar através do lúdico.
Conteúdo:
- Conhecer o próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas,motoras e perceptivas;
-Hábitos de higiene;
-Vida saudável: alimentação e exercícios físicos;
-Brincadeiras com o corpo;
-Contorno do corpo com papel pardo;
-Quebra-cabeça do corpo;
-Poesia e textos;
-Linguagem oral e escrita: nomear as partes do corpo e seus orgãos;
-Músicas;
-Data show; vídeo, power point.
Desenvolvimento:
Fazer um levantamento do conhecimento do que as crianças possuem a respeito do corpo humano;
Rodas de conversa sobre as partes do corpo e suas funções,hábitos de higiene,cuidados com o corpo,alimentação e exercícios fisícos.
Fazer lista com as partes do corpo e seus orgãos.
Leituras de textos e poesias,músicas sobre as partes do corpo ,fazer contorno do corpo de uma criança com papel pardo,também quebra-cabeça do corpo para identificação de suas partes.Fazer uso do Data show para apresentação de power point,para mostrar o corpo e suas partes,poesia e também video com a música da boneca de lata.
Orientações didáticas:
Selecionar livros didáticos par a leitura e atividades.
Criar situações reais e cotidianas para a aprendizagem dos nomes das partes do corpo.
Utilização dos recursos tecnológicos para apresentação de vídeo e power point para dar início ao projeto.
Recursos:
Materiais: livros didáticos,folha de sulfite, caderno,lápis,borracha,papel pardo e recursos audiovisuais.
Humanos:Professores, alunose coordenação.
Avaliação:
A avaliação vai ser feita por observação contínua durante o desenvolvimento do trabalho,verificando o interesse,a criatividade e a participação em todas as atividades desenvolvidas no projeto.Fazer um paralelo a respeito do que as crianças já sabiam e o que aprenderam ao final do projeto.
Produto Final: Iremos fazer um mural com fotos das atividades realizadas.
Bibliografia: livros didáticos:Dia-a- Dia do Professor,livros do Baú e de estórias,também o uso da tecnologia para pesquisas no You Tube e no google.
Continuação do Projeto: "O corpo humano"
Adaptado do texto: O corpo humano
Walter Nieble de Freitas
Figuras retiradas da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário